Guarda Municipal

Guarda Municipal

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

UM DIA AGENTE CHEGA LÁ!

Modelo do COI da Guarda Civil de São José dos Campos é apresentado como referência

domingo, 20 de outubro de 20130 comentários

Sistema de monitoramento do COI é totalmente digital e conta com 491 câmeras instaladas na cidade. (Foto: Charles de Moura/PMSJC)
O sistema de segurança do COI (Centro de Operações Integradas), em São José dos Campos, foi apresentado no 3º Fórum Brasileiro de Monitoramento de Cidades, Tecnologia e Mobilidade Urbana. O evento, com foco em sistemas eletrônicos de segurança e monitoramento público, ocorre em São Vicente até esta sexta-feira, dia 18.
Na tarde de quarta-feira, dia 16, o inspetor regional da Guarda Civil Municipal, Jefferson Donizetti de Lima, fez uma apresentação sobre o modelo do COI, sistema que é considerado referência no Estado de São Paulo. Criado em dezembro de 2002, o COI integra hoje todos os serviços de emergência da cidade, pelo telefone 190, e dispõe de 491 câmeras de monitoramento instaladas em áreas públicas.
O fórum discute modelos de gestão pública municipal de centros de operações e videomonitoramento. Ao mesmo tempo, apresenta os impactos da mobilidade urbana nos sistemas integrados de gestão da segurança e o financiamento e sustentabilidade dos centros de operações e videomonitoramento público do Brasil.
O uso de tecnologias associadas à segurança pública é atualmente uma das principais formas de prevenção e monitoramento de crimes e violência. A eficiência do sistema permite abordagens imediatas e coíbe atos de vandalismo e criminalidade.
Exemplo disso foi a ação da Guarda Civil Municipal, que na noite de quarta-feira (16) foi acionada pelo COI, após as câmeras flagrarem um homem roubando a carteira de uma pessoa na Praça Afonso Pena, no centro. O assaltante deixou o local e saiu caminhando, mas foi preso em flagrante pela GCM e levado para a delegacia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário